2016/11/26

Cientistas conseguem finalmente ver a fotossíntese a funcionar


Pode ser uma das reacções mais comuns (e importantes) do planeta, mas a fotossíntese ainda esconde vários segredos e só agora os cientistas criaram uma forma de poder espreitar o seu funcionamento em detalhe.

Pode parecer um pouco estranho que, com tanta tecnologia ao nosso dispor, não se saiba ainda exactamente como é que a fotossíntese funciona, ao ponto de a conseguirmos replicar (ou melhorar). Mas ficamos agora mais perto disso com um novo sistema de captura com um laser de raios-X que permite aos cientistas observar esse processo em detalhe.

Infelizmente ainda não foi possível obter todas as respostas sobre como é formado o nosso precioso oxigénio, mas os cientistas esperam que com este novo sistema isso seja apenas uma questão de tempo.

Anteriormente para se obterem registos idênticos era necessário "congelar" as proteínas, o que afectaria o seu comportamento. Com este sistema a laser as capturas podem ser feitas à temperatura ambiente, o que se torna bastante mais próximo da realidade. Quando se descobrirem todos os segredos da fotossíntese ficam abertas as portas à sua replicação e não falta inúmeras áreas de aplicação que poderão revolucionar o aproveitamento da energia solar e a geração de combustíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]