2016/11/12

Mistério da Beagle 2 em Marte poderá ter sido desvendado com poucos pixeis


A Beagle 2 seria a primeira sonda Europeia a pousar em Marte, mas a sua chegada ao planeta vermelho no Natal de 2003 foi acompanhada por um total silêncio que tem deixado intrigado os cientistas desde então. Só que podemos finalmente saber o que se terá passado, e tudo à custa de uns poucos pixeis captados uma década mais tarde pelo Mars Reconnaissance Orbiter da NASA.

A câmara HiRISE (a mesma que ajudou a confirmar o recente despenhamento do módulo da ExoMars) conseguiu detectar aquilo que se pensava ser a Beagle, mas mesmo a sua alta resolução não era suficiente para perceber o que se teria passado com a Beagle 2... até que um cientista se lembrou de tentar usar as múltiplas fotos captadas em diferentes dias e com inclinações diferentes do Sol, para tentar extrair informação adicional.
Numa série como o CSI, seria possível fazer zoom sobre os poucos pixeis para ver em detalhe como a Beagle 2 estava, mas na realidade as coisas são um bocadinho mais complicadas - mas não menos impressionantes.

Com a informação recolhida, os cientistas fizeram diversas simulações para tentar perceber qual a disposição da sonda que melhor se encaixava nos pixeis obtidos:

E o resultado parece comprovar que o mais provável é que o Beagle 2 tenha aterrado com sucesso, mas falhado no processo de abertura dos seus painéis solares, e em vez dos quatros painéis tenha conseguido abrir apenas três. Isto explicaria a ausência de comunicações, pois só depois dos quatro painéis estarem completamente abertos é que a antena para as comunicações seria estendida.


Ao contrário do módulo Schiaparelli que se despenhou em Marte em grande estilo, o Beagle 2 tornar-se-á assim num caso ainda mais frustrante... pois terá aterrado correctamente e estaria pronto para funcionar como planeado, mas a não abertura de um painel solar colocou um ponto final prematuro na sua missão.

2 comentários:

  1. Mas e, quer dizer, não mora lá ninguém por perto que possa ir dar um jeito no painel?

    ResponderEliminar
  2. Não, apenas quer dizer que para a próxima tem que funcionar mesmo que falhe abertura de um painel solar.

    ResponderEliminar

[pub]