2016/11/14

O que está no interior da Nintendo Classic Mini: NES?


A Nintendo Classic Mini NES vai ser uma das prendas favoritas para os geeks este natal, e precisamente por isso haverá muitos com a curiosidade de saber o que se esconde lá dentro.

Como sempre, não faltam pessoas por esta internet fora que se encarregam de satisfazer a nossa curiosidade, e neste caso temos um teardown completo da Nintendo Classic Mini NES (e do seu gamepad) pelo JerryRigEverything.

Tal como seria de imaginar, o interior desta mini consola da Nintendo é extremamente simples, o que por outro lado também permite ver a evolução que tivemos desde o lançamento da original. Enquanto a original tinha um tamanho muito maior e dava uso a uma placa repleta de volumosos chips, a placa da nova surge quase despida, mesmo já trazendo de origem 30 jogos incorporados (que na anterior representariam 30 cartuchos adicionais).



Fico com curiosidade para ver que tipo de invenções a comunidade de modding poderá fazer com esta Classic Mini. A Nintendo bem que poderia ter deixado a possibilidade em aberto (via porta USB por exemplo) da consola correr programas homebrew, e às tantas ainda se arriscava a ver renascer uma nova série de jogos desenvolvidos para uma consola com mais de 30 anos!

Actualização: não demorou muito... a mini NES já corre Linux.

E vocês, já compraram a vossa? :)

2 comentários: