2016/11/09

Realidade Virtual vai obrigar a lidar com abusos "virtuais"


A Realidade Virtual vai permitir todo um novo horizonte de possibilidades, mas algumas delas não serao positivas e será necessário desenvolver ferramentas que permitam lidar com elas, como será o caso dos abusos virtuais que poderão ter um impacto bem real.

Um qualquer salto a uma sala de chat online, como a que se tem em jogos multiplayer por exemplo, rapidamente revela que não há falta de verdeiras "bestas" que insultam tudo e todos, e onde chegam a existir grupos que se divertem a arruinar a experiência de jogo dos outros jogadores. Com a transição para os mundos virtuais, é de prever o que mesmo tipo de coisa continue a acontecer... e isso já se vai confirmando.

Neste caso, temos uma mulher que teve uma infeliz experiência num jogo VR, onde outro jogador a começou a "apalpar" - virtualmente, claro - mas que devido à imersão proporcionada pelos sistemas VR, se transforma numa experiência bastante mais incomodativa.

São questões que não terão solução fácil, pois demonstram apenas a falta de educação de muitas pessoas que pensam ser superiores a todas as outras quando estão nos mundos digitais; mas que inevitavelmente terão que ser abordadas e levar à criação de métodos que possam minimizar o potencial para abuso. Tal como nas salas de chat por voz temos a possibilidade de silenciar jogadores abusivos; talvez se tenha que criar sistemas que permitam "apagar" jogadores abusivos, tornando-os invisíveis assim que se aproximem demasiado (por exemplo).

Seja como for, o potencial para abusos nos mundos VR é bem real. E embora se possa desculpar que, nesta fase, ainda se esteja a explorar o que é possível fazer nesses mundos, convém que este tema não fique esquecido e comece a ser contemplado no desenvolvimento de novos projectos, particularmente onde o tipo de interacção virtual entre utilizadores possa propiciar estas situações indesejadas.

1 comentário:

  1. A foto para ilustrar o poste foi muito mal escolhida porque essa ai foi mesmo criada para ser «abusada», LOL

    ResponderEliminar