2016/11/23

Smart Remote da Sevenhugs sabe automaticamente que aparelho controlar


Fartos de terem "dezenas" de comandos espalhados pela sala? Gostariam de ter um só "comando mágico" que pudesse controlar tudo para onde o apontassem? É isso que este Smart Remote promete fazer e conta já com mais de 4500 pessoas no Kickstarter dispostas a apostar nisso.

O Smart Remote da Sevenhugs tem um design minimalista que recorre unicamente a um touchscreen, mas o seu factor diferenciador é a capacidade de saber exactamente que dispositivo se quer controlar simplesmente apontando-se para ele. Quer isto dizer que ao apontamos para a TV vemos surgir as funções para controlar o televisor; mas se o apontarmos para um rádio vemos surgir outras funções; assim como se o apontarmos para uma lâmpada inteligente, ar condicionado, ou toda uma imensidade de diferentes equipamentos (via WiFi, Bluetooth ou IR).


Poderá parecer magia, mas obviamente que se trata apenas de um curioso sistema de localização indoors que permite a este Smart Remote saber onde está e para onde se está a apontar. Com base nisso o comando pode determinar qual o aparelho que se deseja controlar e que foi previamente configurado.




A ideia está bastante engraçada, e não se esquece da capacidade de controlar múltiplos dispositivos que possam estar no mesmo local (permitindo escolher o aparelho a controlar no ecrã do comando), assim como no caso em que se quer controlar algo que esteja noutra divisão.

O preço de 149 dólares não me parece exagerado tendo em conta que temos controlos remotos programáveis que andam nestes valores e até (bem) mais caros. Mas o problema de algo como isto será essencialmente o software, para garantir que tudo funciona tão bem e de forma tão integrada e simples como é anunciado. Esperemos que sim, e que em Julho de 2017 este Smart Remote se torne num projecto bem sucedido capaz de entregar os produtos aos investidores sem atrasos, e a fazer o que tinha anunciado.


1 comentário:

  1. Para o caso de não terem dado por ela:
    http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-11-23-Time-elegeu-as-25-melhores-invencoes-deste-ano

    ResponderEliminar