2016/11/14

Visual Studio chega aos Mac


Depois da aproximação aos Macs com o editor Visual Studio Code, a Microsoft dá agora o passo completo com a disponibilização do Visual Studio "completo" para o Mac.

O Visual Studio tem sido, desde há muito tempo, um grande trunfo que a MS tem no segmento do desenvolvimento de software e que faz com que muitos programadores prefiram usar as suas plataformas. Embora muitos programadores não se sintam intimidados por ter que usar ferramentas de programação mais "arcaicas", é inegável que o conforto e facilidades adicionais que o Visual Studio disponibiliza no seu ambiente integrado cativem muitos deles.

E agora poderão faze-lo mesmo no caso de utilizarem macOS, pois está prestes a chegar o Visual Studio para Mac.


O VS para Mac está orientado para o desenvolvimento de apps nativas para iOS, Android e Mac, assim como desenvolvimento para a web via .NET; e não se esquece da compatibilidade multiplataforma, permitindo que um utilizador possa facilmente partilhar os seus projectos entre máquinas a correr o Visual Studio em Windows e Mac sem necessidade de conversão dos projectos.

É uma excelente aposta da Microsoft, que cada vez mais está empenhada em não discriminar entre plataformas mas sim em facilitar o acesso às suas tecnologias e remover qualquer impedimento que pudesse servir de "desculpa" para que tal não fosse feito. Nesta situação, o facto de não se usar o Visual Studio por se utilizar um Mac e não se querer ter um Windows virtual só para esse efeito deixará de servir de justificação já a partir deste mês.

1 comentário: