2016/11/27

Volvo já partilha informação de situações perigosas entre automóveis


Até que os carros sejam verdadeiramente autónomos haverá ainda muito tempo em que os condutores humanos agradecerão todas as ajudas, e a Volvo vai estrear dois novos sistemas - o Slippery Road Alert e Hazard Light Alert - que irão contribuir para a redução das surpresas inesperadas que podem gerar acidentes.

O Slippery Road Alert e Hazard Light Alert vão ser estreados nos XC90, S90 e V90, e são ambos sistemas que utilizam "a cloud" para a partilha de informação entre veículos.

No caso do Slippery Road Alert, sempre que os sensores do automóvel detectem piso escorregadio (com gelo, por exemplo) assinalarão essa informação geolocalizada, que será apresentada aos restantes veículos que se aproximarem daquela área, permitindo ao condutor antecipar-se e adaptar-se às condições da estrada. No Hazard Light Alert o sistema é idêntico mas alerta os condutores quando outros veículos activarem as luzes de perigo. Ao contrário do que aconteceria tradicionalmente, este sistema permitirá ao condutor estar informado do que se encontrará mais à frente, mesmo que não tenha uma linha de visão desobstruída.

Este sistemas serão lançados inicialmente na Suécia e Noruega, mas a marca espera alargar o seu funcionamento a muitos mais países no futuro. Interrogo-me apenas se não faria muito mais sentido se não se criasse um sistema deste tipo num formato aberto e que permitisse a integração com todas as marcas de veículos. Será um pouco ridículo termos Volvos a comunicar apenas com Volvos, VWs com VWs, BMW com BMW, etc. etc. quando todos teriam a beneficiar com os dados uns dos outros - e seria muito mais eficiente em termos de segurança para os condutores e passageiros.

Esperemos que eventualmente lá cheguem a essa conclusão.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]