2016/12/13

Apple já deixa marcar convites no calendário como spam


Os utilizadores com iPhones e Macs têm assistido a um aumento do spam por intermédio de convites para eventos, e a Apple dá um pequeno passo no sentido de resolver o problema com a opção de reportar spam nesses convites... mas por agora só no icloud.com.

Esta nova técnica de enviar spam não deixava de ser original, tendo como vantagem o facto da "vítima" não ter nenhuma forma fácil de lidar com o problema. Em primeiro lugar, arriscava-se a ver esse spam surgir imediatamente como notificação no seu iPhone; em segundo lugar, ao declinar o convite sinalizava o spammer de que o seu email era válido e sujeitava-se a spam adicional no futuro - a não ser que se desse ao trabalho de criar um calendário adicional para colocar os convites spam, e apagar o calendário depois de ter transferido os convites para lá.

Agora o processo fica mais simples, pois os convites passam a ter uma opção para serem marcados como lixo que os remove automaticamente de todos os calendários e, espera-se, sinalize a Apple para marcar o remetente como spammer.

Claro que isto de pouco ou nada serve contra convites que nos sejam enviados de contas diferentes (que é o que acontece)... mas pode ser que ajude a detectar estes spammers de forma mais célere e fazer com que as suas mensagens cheguem a menos utilizadores. Por agora esta opção apenas surge no iCloud.com, sendo esperado que seja alargada também às apps nativas numa próxima actualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)