2016/12/22

Canadá considera internet de 50Mbps como essencial para todos


No Canadá a ligação à internet é considerada como sendo indispensável para o nível desejado de qualidade de vida, e não se resume a ser um acesso qualquer: o país definiu que todos os cidadãos deverão ter acesso a uma ligação à internet de pelo menos 50Mbps e com dados ilimitados.

O acesso à internet há muito que deixou de ser um "luxo" para passar a ser algo quase tão essencial quando o acesso à electricidade e água, e no Canadá esse requisito está a ser salvaguardado de forma a que todos os cidadãos tenham acesso a um serviço de internet minimamente aceitável. Neste caso esse mínimo aceitável consistirá numa ligação com pelo menos 50Mbps de download e 10Mbps de upload, e tráfego ilimitado (que esperamos que seja verdadeiramente ilimitado e não o "ilimitado" que a maioria dos operadores pratica, com os seus limites secretos).

Infelizmente para o sector mobile, que se torna tão (ou até mais) essencial, as exigências são muito menos específicas, exigindo apenas o "acesso à mais recente tecnologia wireless" nos principais centros urbanos e ao longo das principais linhas de transporte. Aqui é que seria interessante ver alguém avançar com a exigência de tráfego mobile ilimitado... mas ainda não será desta (talvez com a promessas da imensa largura de banda e velocidades das redes 5G isso comece a poder ser posto em cima da mesa - afinal... parece-me uma inevitabilidade, mesmo que demore mais uma década a lá chegarmos.)

Por cá, acho que podemos dizer que estamos muito bem servidos - isto para as zonas urbanas - embora se agradecesse que os operadores considerassem a oferta de serviços apenas de acesso à internet (sem os extras que tanto gostam de nos impingir: TV+telefone) a preços mais competitivos. É ridículo que o acesso à internet fique ao mesmo preço (ou até mais caro) que um pacote com tudo o resto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)