2016/12/26

Facebook remove partilha de localização exacta de amigos

A funcionalidade do Facebook que permite ver por onde andam os amigos foi reformulada, e agora em vez de vermos precisamente onde eles estão, temos apenas uma informação geral da sua proximidade.

O Facebook tinha implementado uma funcionalidade que nos fazia relembrar o velho "Latitude" da Google, que permite ver onde os nossos amigos andam, num mapa (desde que eles aceitassem partilhar a localização connosco, claro) mas parece que agora muda de ideias e joga pelo seguro para se precaver contra potenciais abusos desta ferramenta.

Agora, em vez de mostrar precisamente onde os amigos estão, temos apenas acesso a uma referência à sua proximidade, o que destrói por completo o propósito da ferramenta para quem a usasse para saber exactamente onde estavam as pessoas.

Será muito provavelmente uma forma do Facebook dizer que valoriza a privacidade dos utilizadores - mesmo tendo em conta que para que a localização fosse partilhada, tinha que ser o utilizador a aceitar fazê-lo - ou então uma forma do Facebook preparar a expansão do serviço a mais países e evitar lidar com as potenciais reclamações que o sistema antigo poderia gerar.

... Será assim tão complicado alguém "ressuscitar" o Google Latitude?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)