2016/12/08

Fitbit compra Pebble e marca o fim dos populares smartwatches


A Pebble pode gabar-se de ter feito algumas das mais bem sucedidas campanhas de crowdfunding de todos os tempos e ter tornado realidade um smartwatch atractivo e funcional antes de muitas grandes empresas levarem este tipo de produto a sério, mas infelizmente esse sucesso não foi suficiente para a manter em actividade, e a sua compra pela Fitbit põe um ponto final nos seus produtos.

Como qualquer outro dispositivo, os smarwatches da Pebble não eram perfeitos, mas ofereciam um conjunto bem conseguido de características num formato bastante atractivo (e variado, com os modelos mais recentes). Mas o sucesso nas campanhas não era sinónimo de sucesso continuado no dia a dia, e a empresa lutava constantemente para sobreviver, e a solução foi aceitar a aquisição por parte da Fitbit.

Agora, tudo muda...

A Pebble vai parar imediatamente de desenvolver, produzir e comercializar os seus produtos; serão feitos reembolsos a quem tinha comprado um smartwatch mas ainda não o tenha recebido (ou o tenha devolvido dentro do prazo indicado); e até referem que a garantia deixará de estar disponível - se é que isso é legalmente possível. Seja como for, pelo lado positivo os Pebbles já no mercado continuarão a funcionar como normalmente, embora surja a advertência de que as suas funcionalidades poderão ser reduzidas no futuro (leia-se: até a Fitbit achar que já não se justifica manter os serviços que os vão mantendo funcionais).

Fica agora a interrogação sobre o que a Fitbit irá fazer com a parte da equipa da Pebble que irá manter (aparentemente convidaram 40% das pessoas a permanecerem) - sendo que esperamos que lhes seja dado bom uso para aproveitar ao máximo todas as coisas boas dos Pebble para os futuros produtos da Fitbit.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)