2016/12/05

Google lança Trusted Contacts para facilitar localização em casos de emergência


A Google parece finalmente estar a reconhecer o erro de ter acabado com o Google Latitude, e agora traz-nos uma nova app que permite ver por onde andam os familiares e amigos de confiança.

O Google Latitude era uma app simples e prática que nos permitia partilhar a localização (com diversos graus de precisão) e ver por onde andavam os nossos amigos. Infelizmente, na fase "Google Plus" a Google decidiu acabar com a app e integrar o serviço no Google+, o que para todos os efeitos "matou" a utilização do Latitude. E agora redime-se, em parte, com a chegada deste Trusted Contacts, mas que ainda não é o verdadeiro substituto que se desejaria.

O Trusted Contacts está mais vocacionado para a localização de utilizadores em situações de emergência, e o que faz é criar uma lista de contactos de confiança que terão o direito de pedir a nossa localização. Essa localização só será revelada no caso do utilizador não recusar o pedido num prazo de 5 minutos, assumindo-se que isso só acontecerá se ele estiver incapacitado ou a precisar de ajuda. Em alternativa, um utilizador também pode partilhar a sua localização em tempo real durante um trajecto, em que deseje ter alguém a acompanhá-lo virtualmente.

Infelizmente, por agora não há forma de usar esta app para partilhar continuamente e em tempo real a nossa localização com as ditas pessoas de confiança, como se fazia com o Google Latitude.

Por enquanto o Trusted Contacts está apenas disponível para Android - sendo que isso não irá incomodar muito os utilizadores de iOS, que têm no Find my Friends um serviço que permite ver por onde andam os amigos em tempo real, e até definir alertas para saber quando saem ou chegam a determinado local. Talvez esta app possa vir a evoluir nesse sentido, e a servir como serviço de localização dos amigos sem dependência no Google+.

1 comentário:

  1. O Find my Friends requer wi-fi ou dados móveis para funcionar?
    Já usei a app e o Trusted Contacts podia (limitar-se a) usar uma localização aproximada graças ao GPS, seria um bom factor. Além da nossa "emergência" não pensavamos que gasta mais bateria ter os Dados Moveis ligados.

    ResponderEliminar

[pub]