2016/12/14

Google revela as pesquisas mais populares de 2016


Ser o motor de pesquisa mais popular do mundo permite à Google ser um autêntico barómetro sobre os interesses e preocupações de todos os utilizadores, e já podemos ver os assuntos que dominaram as pesquisas neste ano de 2016 que está prestes a terminar.

A Google já revelou as pesquisas mais populares de 2016, tanto para diferentes países, como para diferentes categorias.

De forma resumida, 2016 foi o ano em que, por exemplo, Portugal ganhou o Euro 2016 e a Maria Leal passou do anonimato a um fenómeno de popularidade. O ano em que chorámos a morte de David Bowie e assistimos à transferência do Renato Sanches, a mais cara de sempre de um português para o estrangeiro.

A nível Internacional, 2016 ficou marcado por várias tendências de pesquisa, nomeadamente pelo jogo com níveis sem precedentes na história dos jogos de realidade aumentada para smartphones - Pokemon Go, ou pelas eleições americanas e o novo presidente dos EUA, Donald Trump.

Em Portugal, o top global das pesquisas de 2016 foi:
  1. Euro 2016
  2. Pokémon GO
  3. Love on Top
  4. Jogos Olímpicos Rio 2016
  5. iPhone 7
  6. Rock In Rio 2016
  7. Secret Story 6
  8. Brexit
  9. Web Summit
  10. Agario

(Novamente o Agario - o jogo que também surgiu no top de 2015 e que na altura não conhecia.)


A nível mundial,  temos alguns tópicos coincidentes e, desta vez, o Agario dá lugar a outro jogo viciante no brower, na 9ª posição:
  1. Pokémon Go
  2. iPhone 7
  3. Donald Trump
  4. Prince
  5. Powerball
  6. David Bowie
  7. Deadpool
  8. Olympics
  9. Slither.io
  10. Suicide Squad


Regressando a Portugal e entrando em categorias mais específicas sobre as tendências que mais cresceram neste último ano.



Temos Marial Leal, Nicolay Breyner e Pedro Dias no top das figuras nacionais; David Bowie, Prince e Donald Trump nas figuras internacionais; Renato Sanches, Rafa e Liedson nos jogadores de futebol; e o iPhone 7, Huawei P8 Lite e Huawei P9 nos gadgets.

Na sempre curiosa categoria de "como ser..." temos na primeira posição "motorista uber em Portugal", seguido de "mais confiante", "bom aluno no secundário", "boa amiga", "linda em poucos dias", "DJ", bom namorado", "um blogger", "feliz numa relação" e "romântica com o namorado". Será curioso que, embora seja simpático ver as pessoas preocupadas com estas questões, muitas delas não terão resposta que se encontre na internet.

... Fico um pouco surpreendido por ver nesta lista o "como ser blogger" e não o "como ser youtuber"... mas pronto... a Google é que sabe! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)