2016/12/28

Osram lança lâmpadas Sylvania com Bluetooth compatíveis HomeKit


Que vos parece a ideia de acender ou apagar luzes com um simples pedido à Siri? É isso que poderão fazer com as novas lâmpadas Bluetooth da Sylvania, que dispensam a necessidade de um hub.

Há muito que se pedia por um standard que unificasse os diversos sistemas de domótica, e tantas décadas passaram sem que os fabricantes se entendessem (cada um mais interessado em vender as suas soluções proprietárias) que agora se arriscam a ver todo esse trabalhado desperdiçado à conta do HomeKit da Apple (vergonhosamente servindo também como uma bofetada de luva branca à Google, cujo "Android @ Home", anunciado há anos e que poderia ter feito isto, nunca viu a luz do dia!)

As novas lâmpadas LED RGB da Sylvania poderão ser o ponto de viragem para que todas as lâmpadas sejam "inteligentes" daqui para a frente, e embora ainda não se saiba o seu preço - que se espera que seja competitivo - têm desde já a vantagem de dispensar a necessidade de um hub específico, como acontece noutras propostas (como as Philips Hue). Uma vez que não têm um hub, o seu controlo directo apenas pode ser feito localmente, a não ser que tenham uma Apple TV que sirva de hub/gateway para permitir o seu controlo quando estão fora de casa. Em alternativa, podemos também utilizar um iPad em modo Home Hub.

Embora eu seja um fã das Philips Hue, fico curioso para ver como é que a Philips irá responder à ofensiva cada vez mais forte de produtos como estes (para além das lâmpadas da concorrência, mais baratas e compatíveis com a sua bride - que na sua versão 2.0 também é compatível com HomeKit.)

"Siri... turn all lights off at midnight." :P

4 comentários:

  1. Carlos Martins, seria possível publicares algúm artigo sobre as Philips Hue? ou simplesmente colocares links com informação sobre as potencialidades deste sistema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já por cá passaram:
      http://abertoatedemadrugada.com/2014/02/analise-as-philips-hue-lampadas.html

      ... Mas em breve preparei uma versão mais recente, com a bridge 2.0 compatível HomeKit. :)

      Eliminar
  2. Mas afinal é a Osram ou a Sylvania?

    ResponderEliminar