2016/12/22

Pixel do Raspberry Pi salta para os PCs


Há uns meses ficamos a conhecer o novo sistema ambiente gráfico Pixel do Raspberry Pi; agora, nem sequer será preciso ter um RPI para o utilizar, pois passa a existir uma versão que corre em (praticamente) qualquer PC.

O Pixel foi criado com o intuito de ser o ambiente gráfico perfeito para o Raspberry Pi, pelo que não demorou para que se começasse a pensar: se é perfeito para um RPI, porque não o será igualmente para todos os outros computadores?

Por isso temos agora disponível o Pixel para PC, que pode funcionar até em máquinas com CPUs 386, desde que tenham pelo menos 512MB de RAM. Claro que, sendo um sistema ultra-eficiente concebido para correr num RPI, o mesmo fica ainda melhor ao ser corrido em qualquer PC recente.

À semelhança do que acontece com outros "linux", também aqui temos a opção de correr o sistema directamente de um CD/DVD ou pen USB, sem estragar nada no nosso computador - ou então pode-se sempre recorrer a um computador virtual para explorar as capacidades deste Pixel antes de se aventurarem a testá-lo de forma mais directa.

O Pixel para PCs é em tudo idêntico ao do RPI, com excepção do Minecraft e Wolfram Mathematica que não vêm pré-instalados por causa dos acordos e licenciamento (que fazem com que só possam ser fornecidos para os Raspberry Pi.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)