2017/01/07

A Terra e a Lua vistas de Marte


Passamos o tempo a olhar para outros planetas a partir da Terra, mas neste início de 2017 a NASA presenteia-nos com uma perspectiva diferente: o nosso planeta e satélite vistos a partir de Marte.

A imagem, captada pelo satélite Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) foi captada a 20 de Novembro de 2016, usando a câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment). É uma câmara de alta-resolução que consegue ver detalhes com apenas 1 metro na superfície marciana, mas neste caso o seu alvo foi bem diferente, e os resultados não são menos espantosos.

Os cientistas da NASA captaram uma foto da Terra e Lua vistas a partir de Marte, e onde é impossível não imaginarmos como as coisas poderiam ter sido bastante diferentes... Olhem se neste momento fossemos todos "marcianos", e em vez do objectivo de chegar a Marte, olhássemos com desejo para aquele misterioso e resplandecente pequeno planeta azul, com tanta diversidade e variedade de vida.

A imagem está precisamente à escala real, sendo que o único processamento se deve à necessidade de ajustar a exposição diferenciada para a Terra e Lua. Dito isto, não se pense que esta foto foi tirada apenas por "brincadeira", o objectivo destas imagens foi calibrar a câmara, usando a reflectividade da Lua como referência, uma vez que é algo que podemos medir com precisão a partir da Terra. Como curiosidade, a mancha castanha que vemos na Terra... é a Austrália.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)