2017/01/22

Ambulâncias suecas vão silenciar rádios para os condutores as ouvirem


Quem gostar de ouvir música "nas alturas" enquanto conduz poderá não se aperceber das sirenes de ambulâncias em marcha de urgência, mas na Suécia vai ser testado um sistema que vai resolver o assunto.

As ambulâncias (e outros veículos especiais) podem contar com sinalização luminosa e sirenes para alertarem os restantes veículos, mas é fácil a sinalização luminosa passar despercebida ou tapada por outros veículos, e as sirenes de nada servem se estivermos perante um condutor que vai a ouvir a sua música favorita com o volume no máximo.

Por isso mesmo na Suécia vão testar um sistema que pretende alertar os condutores, mesmo nestes casos em que não ouviriam outros sons, e de uma forma bastante simples: usando o sistema RDS das transmissões de rádio. O RDS (Radio Data System) é normalmente utilizado para difundir informação de trânsito, mas neste caso será aplicado a transmissores móveis colocados nas ambulâncias, que farão com que os carros nas proximidades suspendam a música que estiverem a tocar, para fazer soar um alerta de trânsito informando da proximidade de um veículo de emergência.

No futuro, com os carros autónomos, tais sistemas deixarão de ser necessários, pois os carros terão comunicações permanentes entre si - e, de um lado mais positivo, com a redução do número de acidentes nas estradas, haverá também uma menor necessidade das próprias ambulâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)