2017/01/22

Asus Tinker Board é Raspberry Pi com 4K e 2GB de RAM

O sucesso do Raspberry Pi inspirou muitos outros a avançarem com projectos idênticos, e agora até a Asus avança com um mini-computador compacto: o Tinker Board.

O Tinker Board da Asus assume um formato idêntico ao do Rasberry Pi e também recorre a um CPU ARM (Rockchip RK3288 Cortex-A17 quad-core), no entanto, neste temos 2GB de RAM que permitem uma utilização mais confortável num imenso conjunto de aplicações, Ethernet Gigabit, e suporte para resoluções 4K. Características que poderão fazer toda a diferença face ao Raspberry Pi.

Para além disto também temos WiFi, 4 portas USB 2.0, 28 pinos I/O, saídas PWM e S/PDIF, microSD, ficha para câmara, e a referência de que corre Debian e KODI sem problemas. Este último ponto é bastante importante, já que de pouco serve uma placa de hardware sem que se tenha software capaz de tirar total partido dela (o Raspberry Pi tem na sua imensa comunidade um grande trunfo, que muitas vezes ultrapassa o facto de ter hardware mais limitado que muitos concorrentes.)

O Tinker Board está disponível na Europa por cerca de 63 euros (£55) podendo tornar-se numa alternativa bastante interessante para quem estivesse a pensar usar um Raspberry Pi para criar um media player ou media center com Kodi.

9 comentários:

  1. A parte da Ethernet gigabit é muito boa!

    ResponderEliminar
  2. Daqui a dois meses deve estar para sair o novo Raspberry

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Já vi que sim, existe o debian para esta board.
      Comprei um raspberry pi 3 na semana passada, que asneira...

      Eliminar
    2. Achas ? Esta board é interessante sem duvida, mas a Asus tem um logo caminho a percorrer até conseguir o suporte e a comunidade que o Raspberry têm.

      Eliminar
  4. A placa é interessante, mas acredito que haja mercado para as duas.
    A RPi já provou que tem capacidade para suportar boa parte das aplicações e projetos e a Tinker veio com mais poder de processamento e memória. Com essa capacidade de decodificar vídeo em 4k em breve alguém faz um hacker para processamento paralelo aproveitando a potência da GPU.

    ResponderEliminar
  5. As boards da Hardkernel parecem bem mais interessantes... http://www.hardkernel.com/main/main.php

    ResponderEliminar

[pub]