2017/01/13

Como adicionar novos contactos no iOS ao Google com o IFTTT


O IFTTT é tão, mas tão, versátil que por vezes até se torna complicado explicar como lhe podem dar uso (como usá-lo para receber emails ou notificações de artigos específicos no AadM). Hoje trago uma sugestão de uma applet (as antigas "receitas") que poderá ajudar a resolver o problema de quem quer fazer uma gestão mais abrangente dos contactos que for adicionando no seu iPhone, nos serviços da Google.

Existem mil e uma formas de manter os contactos do iOS sincronizados com os contactos da Google ou outros serviços/plataformas, mas este applet é já um dos que dá uso às novas capacidades de realizar múltiplas operações com um só applet. Neste caso, trata-se de um applet que adiciona novos contactos do iOS aos serviços da Google.

No que é que isto consiste? Bem, trata-se do seguinte; sempre que adicionarem um novo contacto ao vosso iPhone, o mesmo irá ser também:
  1. adicionado a uma folha de cálculo no Google Drive
  2. adicionado aos contactos da vossa conta Google
  3. marcado no calendário da Google

Penso que o terceiro passo, de marcar no calendário, poderá já ser um pouco exagerado, considerando que ficamos com a data de criação do contacto na folha de cálculo, mas pode sempre dar jeito a quem prefere ter essa informação mais directamente acessível no calendário.

... Agora só falta mesmo esperar que o IFTTT não demore muito para voltar a deixar-nos partilhar applets criadas por nós, e também deixar-nos fazer estar applets "multi-operação" que se integram com diversos serviços.

3 comentários:

  1. Tens alguma dica de como ter a lista de contactos do gmail em android sincronizada com a lista de contactos do email da microsoft?

    Gostava de quando adiciono um contacto novo no telemóvel, ele ficar também na lista de contactos do email da microsoft, visto ser esse o meu email principal mas ser obrigado e utilizar o gmail devido ao android.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Android para MS penso que será este o melhor método:
      https://www.thurrott.com/mobile/android/63371/android-for-the-windows-guy-use-your-microsoft-accounts

      Eliminar
  2. O IFTT sempre me pareceu algo bom demais para ser verdade. As alterações recentes têm-me deixado um pouco de "pé atrás", pois se por um lado parece que estão a fazer tudo para que algumas das tarefas mais básicas tenham que ser pagas, por outro, não sei se 'aquilo' terá um modelo de negócio que me entregue plena confiança em deixar dados pessoais tão importantes como os das minhas contas privadas de email / documentos / etc. e depois sabe-se lá o quê...
    Gostaria mesmo muito de poder sentir muito mais confiança naquilo.

    ResponderEliminar