2017/01/31

Corre um ambiente Linux num smartphone ou tablet Android


Muito se tem falado da possibilidade de se usar um smartphone ou tablet como computador de secretária; quando na verdade nem é preciso esperar por isso... pois é possível correr um ambiente GNU/Linux em qualquer dispositivo Android.

Utilizando-se apenas duas app disponíveis na Play Store - GNURoot Debian e XServer XSDL - é possível transformar qualquer Android num sistema Debian Linux, abrindo as portas à utilização de programas como o Firefox, LibreOffice e outros, nas suas versões "desktop". Curiosamente, este sistema nem sequer obriga a que se tenha acesso root e, como vantagem adicional, não "estraga" nada, permitindo que o utilizador continue a ter acesso total ao sistema Android.

No entanto há que ter em conta que há limitações, pois embora o próprio Android se baseie em Linux existem inúmeras funcionalidades que ficam escondidas do sistema - por exemplo, não esperem conseguir mudar as partições do sistema a partir deste "Debian". E isso significa também que haverá programas que podem nem sequer ser executados devidamente.

Ainda assim, é uma opção a ter em conta caso tenham um smartphone ou tablet ligado a um monitor e um teclado e desejem usá-lo como "computador"...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)