2017/01/10

Google encerra acesso à API do Hangouts no Google+


A Google parece ainda não saber bem o que fazer com todas as diversas apps e serviços de comunicação em que vai apostando, mas o que parece saber é que os tempos do Google+ já lá vão, e agora também perdem o acesso à API do Hangouts.


Um dia talvez se venha a perceber porque é que, em vez de apostar no seu Hangouts, que teve funcionalidades inovadoras muito antes de alguns dos seus concorrentes, a Google tem andado a "brincar" e a lançar apps como o Allo e Duo... enquanto isso, a aposta parece ser em começar a limitar a utilização do Hangouts, perdendo a API que tinha para o Google+.

Quer isto dizer que as funcionalidades "acrescidas", que permitiam fazer coisas como jogos em grupo, aplicar máscaras em realidade aumentada, e muitas outras, deixam de ser possíveis. Os developers deixam de poder utilizar a API a partir de agora, e todas as apps já existentes deixarão de funcionar a partir de 25 de Abril.

Segundo a Google, o encerramento deve-se ao facto desta API ter sido criada para uma versão mais antiga do Hangouts, e quando o serviço ainda era visto como sendo útil para uso pessoal/social. Agora a Google diz que o Hangouts é uma ferramenta que é vocacionada para uso profissional.

Por este andar... ainda acabar por ser uma ferramenta vocacionada para ganhar pó, empurrando até os seu mais fieis fãs para serviços concorrentes que ao menos não têm crises de identidade...

2 comentários: