2017/01/08

Honda aplica equilíbrio automático às suas motas


Muito se tem falado dos carros autónomos, mas a Honda relembra-nos que também há muito que se pode fazer pelos veículos de duas rodas, aplicando um impressionante sistema de equilíbrio automático às suas motas.

O sistema Riding Assist recorre a tecnologia desenvolvida para sistemas de equilíbrio dinâmico aplicado em robots como o Asimo, e neste caso não se destina a criar uma mota completamente autónoma mas simplesmente a servir como um sistema de assistência ao condutor para circulação a velocidades muito reduzidas, onde se torna mais difícil manter o equilíbrio.

Se se combinar este sistema com um de apoios móveis que sejam capaz de suportar a mota quando pára completamente, passamos a ter todos os elementos que permitem a criação de uma moto 100% autónoma, tal como acontece com os automóveis. (Embora, em termos de simplicidade e eficiência, sem dúvida que será mais fácil simplesmente adicionar outra roda e criar um veículo que dispensa esta complexidade para "não cair".)

Mas, é garantido que os fãs das duas rodas nunca irão deixar de se sentir atraídos por estas máquinas, nem considerarão que algo com 3 ou 4 rodas lhes sirva de substituto, pelo que pelos menos resta a esperança de que também eles poderão - eventualmente - chegar ao destino e deixar que a sua mota vá procurar estacionamento sozinho, e depois vir buscá-los quando for necessário. Por agora, a Honda não avança com nenhuma data para que este Riding Assist seja aplicado a nenhuma mota destinada para venda ao público.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)