2017/01/09

I Know What You Download mostra que torrents qualquer pessoa está a descarregar


Muitas pessoas pensam que os torrents são uma forma de descarregar conteúdos de forma anónima, mas agora surge um site que demonstra que isso é uma mera ilusão, revelado o que todo e qualquer IP terá andado a descarregar, permitindo até "espiar" amigos ou outras pessoas.

Por vezes as pessoas confundem sistemas de partilha distribuídos, como o BitTorrent, como sendo automaticamente anónimos, quando na verdade uma coisa nada tem a ver com a outra. Quem utilizar torrents está, para todos os efeitos, a anunciar o seu IP publicamente para todas as demais pessoas que estiverem a descarregar esse mesmo torrent - sendo isso essencial para que ocorram os envios dos dados entre elas. É isso que permite que as entidades avancem com processos em massa contra milhares de IPs apanhados a descarregar um torrent - e que agora pode ser visto de forma mais prática neste I Know What You Download.

O I Know What You Download limita-se a revelar publicamente o tipo de dados que são recolhidos e monitorizados por empresas de combate à pirataria, percorrendo centenas de milhares dos torrents mais populares na internet e registando os IPs de todos os que forem apanhados a descarregá-los. Só que, neste caso, toda essa informação é disponibilizada publicamente, permitindo saber o que cada IP (que tenha sido apanhado) andou a descarregar.

Este site vai ainda mais longe e disponibiliza também ferramentas que permitirão espiar outras pessoas quando não se sabe qual o seu IP. Neste caso, permitindo a criação de um link espião que, quando enviado para outra pessoa, permitirá ver imediatamente o seu historial de download de torrents. O link assume a aparência de um inocente url encurtado pelo serviço da Google, e redirecciona o utilizador para a página de destino que se desejar, pelo que será de difícil detecção.

Claro que resta relembrar que nem sempre os IPs são uma forma fiável de identificar quem quer que seja. Um mesmo IP pode estar a ser partilhado por dezenas, centenas, ou até milhares de pessoas, já para não falar em casos de acessos indevidos (alguém que consiga entrar na rede WiFi "do vizinho"). Seja como for, é algo a ter em conta e que poderá incentivar que alguns fãs dos torrents se decidam a utilizar uma VPN ou outras formas de protecção para evitarem ver o seu IP associado aos downloads que fazem.

4 comentários:

  1. Carlos isto funciona mesmo? Acedi ao site e para o meu ip, que se mantém há n tempo, só lá aparecem dois downloads e feitos no mesmo dia com a diferença de menos de uma hora entre eles, que são coisas das quais nunca ouvi falar e um delas até é para Mac e eu não tenho qualquer aparelho Apple... Ou seja dá-me dois downloads que garantidamente nunca fiz.
    Só vejo alguma explicação nisto, no caso de funcionar, se nesse dia eu me tiver ligado à rede i2p... Mas nunca baixei um torrent sequer pela rede i2p, no entanto já li algures que só o simples facto de nos ligarmos à rede pode fazer com que apareçam downloads no nosso endereço de ip, mesmo que nunca os tenhamos efetuado.

    Por outro lado, se funciona é bom porque de vários downloads que fiz, nem sequer um aparece! O modo anónimo que uso nos torrents parece resultar! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Funcionará para os torrents que eles vão monitorizando, mas com a tal ressalva de que hoje em dia os IPs estão longe de ser fiáveis para identificar pessoas ou máquinas. Por exemplo, podem haver milhares de clientes a partilhar um único IP público por trás de um NAT... e nesse caso, todos esses utilizadores aparecerão como tendo feito o download de algo que apenas um só fez (ou que só espreitou o torrent e nem o descarregou.)

      Eliminar
  2. Do IP de casa (fixo) estavam lá filmes de 24 Dez a 31 Dez. Por acaso até tenho VPN (paga) - que não usava ...
    Do IP do smartphone também havia filmes mas nem sequer sabia que existiam (IP colectivo?)

    ResponderEliminar
  3. Se nao é em tempo real (ou umas horas) então o mais provavel e estar a ver registos de outras pessoas que ja usaram o mesmo IP. Nao da muita informacao...

    ResponderEliminar