2017/01/23

Investigadores querem inteligência artificial a criar inteligência artificial


A Inteligência Artificial é uma área onde se tem apostado, e que ano após ano vai revelando um potencial cada vez maior. E há quem já vá preparando o caminho para que os próximos avanços possam vir a ser feitos... pelos próprios sistemas de inteligência artificial.

Quando se fala de profissões que poderão ficar extintas, não se pense que isso se limita aos taxistas e camionistas; também os especialistas em inteligência artificial poderão tornar-se obsoletos no futuro, com o seu trabalho a ser melhor feito pelas inteligências artificiais que ajudaram a criar.

Há já quem trabalhe no processo de ensinar os sistemas de inteligência artificial a "aprenderem a aprender", o que lhes daria a capacidade de criarem novos sistemas de IA com maior eficiência que os humanos.

... Parece que, ao estilo Westworld, no futuro teremos que passar cada vez mais tempo a perguntar aos nossos sistemas "mas porque é que fizeste isto" para tentar perceber os seus motivos, em vez de ir procurar por bugs em linhas de código. E claro, esperar que não chegue o dia em que ficamos a suspeitar que nos estejam a mentir e a guardar segredos. :)

3 comentários: