2017/01/19

Mensagem com emojis crasha iPhones e iPads


Quem tem iPhones e iPads arrisca-se a ver o seu equipamento encravar caso receba uma simples mensagem com uma sequência específica de emojis e caracteres.

As pessoas com iPhone terão novamente oportunidade para descobrir quais dos seus amigos têm um sentido de humor duvidosos, pois poderão encravar os seus smartphones com uma simples mensagem. A mensagem, em si, parece suficientemente inocente, consistindo num emoji de uma bandeira branca, seguido de um zero, seguindo de um emoji de um arco-irís; mas o problema está precisamente naquilo que não se vê: um caracter escondido que pede ao sistema para combinar os emojis, e que deveria resultar numa bandeira com as cores do arco-íris, mas que o iOS 10 não consegue interpretar correctamente neste caso, crashando o sistema.

Para além deste "ataque" poder ser feito através uma mensagem para um iPhone, pode também ser feito através da partilha de um contacto onde esta sequência faça parte de um dos campos; e neste caso afectando até o mais recente iOS 10.2.

O mais problemático é recuperar desta "brincadeira"... pois a tentativa de ir às mensagens para apagar o texto que causa o bug irá repetir o crash. Por isso, a solução - até que a Apple lance uma correcção (que não deverá demorar muito - mas relembra a necessidade de separar a actualização da app do iMessage do resto do sistema, o que permitira fazer a actualização de forma mais célere através da App Store) - passa por pedir à Siri para enviar uma mensagem para quem nos enviou a mensagem, e depois clicar na mensagem enquanto está no "preview" da Siri, com as opções de enviar ou cancelar.

Alternativamente, para quem estiver desesperado e nenhuma técnica funcionar, poderá seleccionar a opção de apagar todas as mensagens com mais de 30 dias nos settings, e de seguida mudar a data manualmente para 40 dias no futuro, seguido de um restart. Isto irá apagar a mensagem problemática... mas também todas as outras.

1 comentário: