2017/01/30

OnePlus 3 mais eficiente com Project Zhana & X.A.N.A

A complexidade dos SoC multi-core dos smartphones actuais oferece infinitas possibilidades de afinação, e no caso do OnePlus 3 há quem esteja a conseguir atingir as 8-14h de utilização com ecrã ligado graças a alguns kernels afinados para a máxima eficiência, como nos conta o Luis Costa.


Hoje em dia, ter um carregador no local de trabalho ou andar com um powerbank na mala, é algo que é visto com naturalidade. As baterias continuam a não registar uma evolução significativa em termos de autonomia, razão que leva os fabricantes a apostarem em sistemas de carregamento rápido.

Underclock, undervolt, são palavras por certo bem conhecidas de quem procura formas de prolongar a autonomia dos smartphones. Reduzir a velocidade do processador e da voltagem, são duas opções para colocar o processador a consumir menos energia... o difícil é encontrar o equilíbrio entre a máxima poupança e o mínimo impacto no desempenho na utilização do dispositivo.

Quem tenha um OnePlus 3 pode e deve passar no XDA para ler um tópico que aborda esta questão da autonomia. Um grupo de developers, onde até se encontra um português, apresentou um conjunto de alterações no kernel para melhorar a autonomia através da optimização de frequências e voltagens, e que permitem que se atinjam valores de 8 a 14 horas de utilização com ecrã ligado. Têm vários perfis de utilização disponível para experimentar e assim verificar qual o que melhor se adapta ao vosso tipo de utilização.

Estas alterações são passíveis de funcionar em outros equipamentos com o Snapdragon 820, mas o melhor mesmo é procurarem no XDA, pois é bem possível que já exista um tópico sobre o assunto na secção do vosso smartphone.

Por: Luis Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)