2017/01/10

Onion Browser fica gratuito para iOS


A rede Tor promete maior privacidade e anonimato ao navegar na web, e quem o quiser fazer a partir do seu iPhone ou iPad já não terá que gastar um cêntimo que seja, pois o browser recomendado para isso passou a ser gratuito.

Hoje em dia está praticamente implícito que tudo aquilo que fazemos na internet estará a ser monitorizado e analisado, e a grande diferença é que alguns se podem dar ao luxo de poderem dormir descansados sabendo que as probabilidades de qualquer represália serão praticamente nulas. No entanto, para muitos outros, os riscos podem ser bem maiores, e esses - a par de todos os outros que, por princípio, não gostem de ser monitorizados - encontram no Tor uma forma de manterem a sua privacidade.

Na rede Tor, em vez de um dispositivo fazer uma ligação directa ao site de destino, percorre um caminho que vai saltitando entre diferentes computadores, com as comunicações encriptadas que impedem que cada um deles saiba qual foi a origem e qual será o destino.


Embora existam diversas formas de utilizar a rede Tor nos sistemas operativos "desktop" e em Android, no iOS as opções têm sido mais reduzidas. O Onion Browser era a forma recomendada para utilizar o Tor em iOS, mas tinha o pequeno entrave de ser uma app paga, cujo preço de €0.99, mesmo sendo reduzido, impedia muitos de o utilizarem... até agora.

O developer do Onion Browser decidiu abdicar dos cerca do 2 mil dólares mensais que ganhava com a venda da app, preferindo disponibilizá-lo gratuitamente.



Poderá ficar no ar a dúvida sobre se esta súbita dose de generosidade não se deverá à chegada iminente do iCepa VPN que, ao contrário do Onion Browser, protegerá as ligações para todas as apps em vez de funcionar apenas para a própria app; ou será apenas uma forma para promover a próxima versão melhorada do browser, que passará a oferecer muitas mais funcionalidades que se considerarão essenciais hoje em dia (como o suporte para múltiplas tabs).

Seja como for, para todos os que desejarem navegar na web de forma mais anónima, o Onion Browser será sempre uma app a ter à mão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)