2017/01/30

Seagate anuncia disco de 16TB para breve


Os SSDs podem ser atractivos, mas os discos rígidos tradicionais ainda são muito mais económicos quando se dá prioridade à capacidade; e a Seagate está empenhada em fazer com que assim seja, anunciando a chegada de um disco de 16TB para os próximos 18 meses.

Enquanto nos SSDs os modelos de 128GB se tornam acessíveis e os de 256GB (e até de 512GB) se vão tornando mais atractivos, nos discos já nem vale a pena falar de discos com menos de 1TB. Para os fãs do armazenamento e backups em casa, discos de 2TB e 4TB já se tornaram banais, mas as coisas não se vão ficar por aqui.

Depois dos discos de 10TB que já comercializa, a Seagate espera fazer chegar ao mercado um disco de 16TB no prazo de 18 meses, que será acompanhado por uma versão de 14TB. Actualmente já está em fase de testes um disco de 12TB que igualará a capacidade dos discos da HGST já no mercado. E se precisam de mais, não há problema: a Seagate espera chegar aos discos com 20TB já em 2020. Num NAS com 5 baías é coisa para nos deixar com 100TB de espaço disponível!

Neste momento os discos de 10TB da Seagate têm um preço na casa dos 400 dólares... pelo que se poderá que estes futuros discos de 16 e 20TB não serão propriamente baratos, pelo menos na primeira fase em que chegarem ao mercado. Também me parece que estes discos serão, cada vez mais, destinados apenas ao sector empresarial, pois para a maioria dos consumidores arrisco-me a dizer que já será "espaço a mais. Por outro lado... também me recordo de ter pensado que o disco de 20MB de um dos primeiros computadores em que mexi era coisa para "isto nunca se vai encher na vida!" :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)