2017/01/22

Windows 10 mostra popup publicitário para o Chrome


O Windows 10 tem vindo a conquistar os utilizadores, mas de vez em quando a MS parece esquecer-se dos limites e relembra que no Windows 10 é ela que manda e não os utilizadores: desta vez com a apresentação de um popup publicitário para instalação de uma sua extensão para o Chrome.

Bem se pode imaginar que a Microsoft esteja descontente por ter visto o Chrome passar para o topo das preferências nos browsers, eclipsando o seu Internet Explorer e o mais recente Edge (independentemente do Edge até poder ser um excelente browser em inúmeros aspectos). No entanto, parece-me abusivo que a MS recorra a publicidade intrusiva sob a forma de popup para promover a instalação de uma extensão de um assistente de compras no Chrome.

O Windows 10 já é conhecido por apresentar algumas mensagens publicitárias de tempos a tempos, na sua área de notificações. E de certo modo, acho que se esta sugestão de instalação da extensão aparecesse aí, nem seria de levar a mal. Só que, fazê-la surgir em popup sobre o icon do Chrome... aí já me parece que entramos em campos perigosos, que fazem temer que o Windows 10 se possa vir a tornar num painel publicitário onde nada fique a salvo de potenciais anúncios a surgirem por todo o lado.

Bem... suponho que poderia ser pior, e terem feito a instalação automática da extensão sem terem pedido permissão aos utilizadores, ao estilo do que a Adobe fez com a extensão do Acrobat Reader.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)