2017/02/04

Add-on Exodus para o Kodi foi usado como botnet para ataques


O Exodus é um dos mais populares (e polémicos) add-ons para o Kodi, e recentemente tornou-se ainda mais polémico ao ser utilizado para criar uma botnet que atacava os concorrentes.

O Kodi é um dos mais versáteis media players no mercado, e essa versatilidade deve-se ao facto de poder ser infinitamente expandido com add-ons. Normalmente as reacções ao mesmo mudam drasticamente quando os utilizadores vêem add-ons como o Exodus em funcionamento, dando acesso imediato e sem complicações a praticamente tudo o que queiram ver ou ouvir, de séries de TV aos mais recentes filmes que chegam ao mercado - ou até antes de chegarem ao mercado.

É, sem dúvida, um dos mais populares add-ons... e por isso muitos ficaram surpreendidos ao descobrir que o criador deste add-on utilizou o Exodus como botnet para ataques DDoS.

No entanto, não eram ataques DDoS destinados a sites em geral, ou nenhum serviço à venda para atacar alvos a pedido, mas sim ataques direccionados a projectos que têm copiado código do Exodus. O ataque consistia em que, de cada vez que um utilizador visse algo usado o Exodus, o seu computador fariam uma dezenas de acessos adicionais a alguns desses sites, o que multiplicando por alguns milhões de utilizadores, geraria tráfego intenso que poderia encravar os respectivos servidores.

Embora tenha sido um acto infeliz, o mesmo pode ser em parte explicado pelo facto do developer do Exodus estar "farto" de ver o seu add-on ser copiado por outros indivíduos e também de receber ameaças de que iriam revelar a sua identidade real (o developer tem-se mantido no anonimato, pelos motivos que facilmente se entendem). Este incidente parece ter sido a gota de água, e o developer diz que irá abandonar o desenvolvimento do Exodus, dedicando-se a add-ons menos polémicos.

Quanto ao Exodus, continuará a ter o desenvolvimento assegurado por outro membro da equipa do TV Addons.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)