2017/02/18

Apple está a impedir leis que promovem a reparação de smartphones


Nos EUA vários estados estão a considerar a aprovação de leis que garantam que as lojas/técnicos podem reparar smartphones de qualquer marca, mas a medida tem enfrentado for oposição por parte da Apple, que não deixa de lançar para o ar "ameaças" de que os estados que aprovarem tais leis se tornarão num "santuário para hackers".

Da parte dos que defendem tais leis, a medida pretende apenas aplicar aos smartphones o mesmo tipo de coisa que existe nos automóveis, e que visa dar ao consumidor a liberdade de escolher onde e como quer fazer a reparação ou manutenção, sem ser obrigado a recorrer aos serviços oficiais da marca. Sendo transposto para os smartphones, isto significaria que os fabricantes seriam obrigados a fornecer documentação técnica oficial sobre os seus produtos, para permitir a sua reparação - mas nem todos encaram isso com bons olhos.

Mesmo assim, haveria outras formas de tentar combater tais iniciativas, tentando explicar as potenciais implicações de segurança e/ou a possibilidade de tais medidas permitirem contornar sistemas anti-roubo já implementados; em vez de dizer que um estado que tenha tais leis se vá tornar numa "Meca para hackers".

O que é certo é que, cada vez mais, vamos tratando os dispositivos electrónicos que algo que é "descartável" quando algo se avaria, em vez de os olhar como aparelhos que poderiam ser facilmente reparados a custo mais reduzido (felizmente ainda há excepções, como na troca dos ecrãs, baterias, etc.) Mas... custaria assim tanto começar a olhar para os smartphones como meras "caixas" onde fosse mais simples mexer no que quer que fosse, no seu interior?... E já nem vou ao ponto de pedir que a cada ano se pudesse simplesmente trocar a sua motherboard e/ou câmaras para os manter actualizados... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)