2017/02/07

Apple lança "nova" ficha UAC

Depois de ter tido a coragem de remover a ficha dos headphones promovendo um futuro sem cabos, a Apple tem ainda mais coragem ao apresentar uma nova ficha - que na realidade é uma velha ficha - a que chama Ultra Accessory Connector (UAC).

A Apple parece ter sido obrigada a reconhecer que sem a antiga ficha dos headphones as coisas complicam-se para quem quiser continuar a utilizar headphones com cabo, e mais ainda considerando que de um lado temos a aposta em headphones com fichas USB Type-C, e do outro lado os headphones com ficha lightning.

O problema é que não há forma directa de utilizar headphones USB-C num iPhone, ou uns headphones Lightning noutro dispositivo que não seja um iPhone. E a solução encontrada pela Apple é este UAC, que pretenderá servir de "intermediário" permitindo usar conversores de Lightning para UAC e UAC para USB-C ou vice-versa... mas com a evidente complicação adicional de todas as fichas, cabos e conversores que pretendem fazer algo que, anteriormente, podia ser feito de forma simples.

Curiosamente, a Apple nem sequer se dá ao trabalho de criar um Ultra Accessory Connector prático de usar, pois escolheu a antiga e relativamente rara ficha ultra mini USB de 8 pinos que é usada nas câmaras da Nikon. Ou seja, voltamos aos tempos em que temos que acertar com a ficha na posição certa, em vez de ter fichas reversíveis como o Lightning ou USB-C. Parte da explicação pode dever-se ao facto desta ficha ocupar cerca de metade do volume de uma ficha Lightning/USB-C... mas ainda assim, parece uma "solução" que só vem aumentar ainda mais a confusão de cabos e adaptadores dos quais nos queríamos livrar.

... Custaria assim tanto admitir que talvez fosse melhor reconsiderar o abandono da ficha Lightning e utilizar fichas USB Type-C nos iPhone (tal como já faz nos MacBooks)?


Actualização: afinal a Apple diz apenas que se tratou de aceitar um pedido dos fabricantes de acessórios para adicionar a ficha ao programa MFi (Made For iPhone), e que não foi ideia sua utilizar esta ficha nem é sua intenção promovê-la.

2 comentários:

  1. A Apple lança um novo terminal (conector UAC) ...
    A Apple diz que não tem qualquer intenção de substituir o Lightning ou USB-C pelo novo/velho conector. E que se limitou a inclui-lo, a pedido, no Programa MFi ("Made for iPhone/iPod/iPad") de licenciamento para developers de hardware e de software de periféricos.
    Se algum developer conseguir tornar o novo terminal útil tudo bem, mas não me parece que seja uma coisa em larga escala.

    ResponderEliminar
  2. Esta notícia está completamente errada, como na maior parte dos sites diz, até agora, só vi a Ars explica as coisas de forma correcta e verdadeira.

    Sensacionalismo barato...

    ResponderEliminar

[pub]