2017/02/01

Chrome para iOS passa a open-source


O Chrome é um browser que conta com a ajuda da comunidade open-source (via Chromium) para ser desenvolvido, e agora a Google faz o mesmo com o Chrome para iOS.

Os browsers no iOS são um bocado especiais, uma vez que a Apple obriga os browsers a usar o motor WebKit já integrado no sistema e que também é utilizado pelo Safari. É uma medida que tem os seus prós e contras; por um lado a Apple não tem que se preocupar com vulnerabilidades criadas por browsers "mal feitos", por outro lado isto impede que os developers tenham liberdade para criar browsers verdadeiramente independentes e que usem motores alternativos (como o Blink, utilizado pelo Chrome). Isto significa que a versão do Chrome em iOS se limita a aplicar um design diferente e integrar os sistemas de sincronização de tabs da Google, e pouco mais.

Mas pode ser que isto mude em breve, pois a Google decidiu disponibilizar o Chrome para iOS como open-source, juntando-o ao projecto Chromium. Desta forma, todos os interessados poderão espreitar como é que este browser está feito, e poderão ajudar a adicionar funcionalidades e/ou corrigir erros, tal como fazem para o Chromium.

Para os interessados, é só dar um salto à página do projecto e começarem a "brincar" com o código fonte do Chrome para iOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)