2017/02/25

Cria um sensor para portas que te avisa via IFTTT


Existem mil e um sistemas proprietários que permitem alertar o utilizador caso algo se passe em sua casa (ou noutro local), mas se preferirem usar as vossas próprias soluções, trago-vos um projecto que mostra como é simples receber notificações de tudo o que se possa passar em casa, como abertura de portas, janelas, detecção de movimento, etc.

Por inúmeras vezes temos referido como é incrível que actualmente se possam comprar meia dúzia de componentes a preços reduzidos e, recorrendo a plataformas já existentes, se criem sistemas complexos de uma forma super acessível a praticamente qualquer pessoa com um pouco de paciência e desejo de fazer as coisas.

Neste caso em concreto, temos um projecto que usa um ESP8266 da Adafruit para criar um módulo wireless que pode detectar a abertura de uma porta usando um sensor magnético, e enviar uma notificação para o utilizador via IFTTT - ou, em alternativa, fazer todas as infinitas coisas que poderão fazer com qualquer coisa que esteja acessível via IFTTT.

Neste caso, mais que o projecto em si, o que se torna interessante é a "plataforma", que poderá ser facilmente ampliada e adaptada para mil e uma outras coisas. Por exemplo, notificar-vos de quando alguém toca à porta, ou quando um alarme de fumo ou humidade dispara, ou quando um sensor de movimento detecta actividade. E quem diz receber uma notificação diz também criar um registo de actividade de todas essas coisas que forem sendo detectadas... ou... aquilo que a vossa imaginação/necessidade definir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)