2017/02/27

Google Assistant começa a chegar a outros smartphones

Limitar o Google Assistant apenas aos seus novos Pixel (se ignorarmos o acesso parcial via a app Allo) foi algo que cai bastante mal perante a comunidade, mas parece que a Google se prepara para reconhecer o erro, disponibilizando o Assistant em outros smartphones com Android Marshmallow e Nougat.

Até os mais acérrimos fãs do Android ficaram desapontados com a decisão da Google de limitar o uso do Google Assistante aos novos Pixel, fazendo com que até os Nexus ficassem esquecidos. Desde então algumas coisas tinham feito suspeitar que a Google se estaria a preparar para rectificar o problema, permitindo o acesso ao Google Assistant por outros equipamentos, e agora isso fica oficializado.

A Google confirmou que irá fazer chegar o Google Assistant a smartphones com Google Play services a correr em versões oficiais do Android 7.0 (Nougat) e Android 6.0 (Marshmallow), incluindo equipamentos como o LG G6 e os Nexus.

São excelente notícias, mas claro que há o habitual "mas"... Que neste caso passa pela limitação do Google Assistant funcionar num número reduzido de línguas, que o deixará disponível apenas nos EUA, Austrália, Canadá, Reino Unido, e Alemanha. A promessa de que o número de línguas irá ser expandido no futuro não servirá para dar grandes esperanças a quem espere usar o Assistant em português (de Portugal)... mas pelo menos esperamos que seja possível utilizar o Assistant em inglês.

... Mais uma vez, fica a pergunta: havia mesmo necessidade de ter passado por isto? Não teria sido mais simples disponibilizar o Assistant para todos logo desde o início? É que com estas brincadeiras, interrogo-me quantos fãs de Android ficaram desiludidos com a atitude da Google e equacionarão se o seu próximo smartphone irá ser um Android...

2 comentários:

  1. E eu pergunto: Não será estratégia? Como forma de criar buzz à volta do produto. É que se for, parece que resultou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim cheira-me a estratégia também... O fruto príbido é o mais apetecido.

      Eliminar