2017/02/16

iPhone 8 terá área do ecrã dedicada a funções virtuais?


Segundo o analista Ming-Chi Kuo da KGI, a Apple irá aproveitar a área extra de ecrã do iPhone 8 para apresentar uma área dedicada a botões virtuais... algo que há muito que pode ser visto nos Androids.

Com a opção por um ecrã que ocupa a quase totalidade da área frontal do iPhone, será apenas lógico que uma parte do ecrã seja dedicada a replicar a funcionalidade do tradicional home button. Dito isto, as áreas em redor também terão que ser aproveitadas da melhor forma, e segundo Kuo, isso será feito com "funções virtuais" - embora não entre em detalhes sobre se tais funções seriam funções do sistema, funções específicas para a app que se esteja a executar, ou um misto de ambas.


Se a Apple seguir esta opção de reservar uma área para botões virtuais, o esperado iPhone 8 com ecrã OLED de 5.8" (que terá tamanho idêntico ao de um iPhone actual com ecrã de 4.7") acabará por ter uma área útil de ecrã efectiva equivalente a um ecrã de 5.15".

Uma vez que estamos a falar de "futurologia", e não me parecendo que a Apple se limitasse a copiar funções ao estilo do Android, quando muito arriscaria dizer que esta implementação seria mais aproximada da que temos na Touch Bar dos novos MacBook Pro. No entanto, a verdadeira prova de fogo seria convencer o mercado de que tal será realmente útil para os utilizadores... Uma vez que, pelo menos numa primeira (e prolongada) fase, tudo o que lá aparecer não poderá ser nada essencial, pois todos os milhões de utilizadores com iPhones mais antigos terão que continuar a ter maneira de fazer as mesmas operações, mesmo que com mais alguns toques pelo meio.

... Talvez não fosse pior pensado reservar para esta área algo mais aproximado do que temos nos Apple Watch, onde os utilizadores pudessem escolher as "complicações" que querem exibir naquela zona, ao estilo de mini-widgets sempre acessíveis e visíveis. Ora aí estaria uma excelente ideia!

2 comentários:

  1. Vai ser preciso mais do que coragem para remover o botão físico! Vai ter que funcionar melhor do que o botão atual que é "uma das imagens de marca" do iPhone

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não esquecer que no iPhone 7 já não tens botão físico, pelo que a transição já está a ser feita... :)

      Eliminar