2017/02/20

NOS condenada a pagar 21 mil euros por práticas comerciais enganosas


Servindo como mera confirmação daquilo que todos sabem, a NOS foi condenada a pagar 21 mil euros por práticas comerciais desleais.

A decisão já é de Dezembro, e refere-se a vários casos em que vendedores porta-a-porta, operadores das lojas, e ainda operadores do call center da NOS, enganaram deliberadamente os clientes quanto a diversos assuntos relacionados com a angariação de novos clientes, ou a fidelização de clientes, incluindo prestar informações falsa por escrito(!) ao pretender o pagamento da penalização por incumprimento do período de fidelização... num caso em que a cliente tinha cancelado o contrato dentro do prazo de 14 dias.

O mais triste no meio de tudo isto é que esta decisão afecte apenas uma dezena de casos, sendo que todos conhecemos muitos outros, idênticos, ou piores, que só esperam que os visados ganhem a coragem suficiente para avançarem para os tribunais. De igual forma, é igualmente triste que a Anacom pareça continuar pouco interessada em investigar estas situações sistémicas, e começar a fazer valer o seu peso de entidade reguladora, relembrando que há limites quanto às formas de actuação destas empresas.

... Ou será que vão achar que seja normal que os portugueses tenham que recorrer aos tribunais para combater algo tão descabido como uma empresa que presta falsas declarações aos seus próprios clientes?

6 comentários:

  1. Só? O que ganham a ludibriar clientes dá para isso e muito mais. Sem multas pesadas não aprendem.

    ResponderEliminar
  2. Já tive a minha cota parte com a NOS. Começou com uma queixa sobre o Modem, equipamento esse que se recusaram a substituir gratuitamente(sendo eu um cliente com 13 anos continuos), seguiu-se uma nova chamada par ao call center para solicitar a morada de envio para a denuncia de contrato(que não se encontrava no site nem no formulário de denuncia fornecido pela NOS no proprio site) e que demoraram praticamente 2h para me fornecer a mesma, o que fez passar o prazo limite para envio do documento pois os CTT encerraram e eu á porta à espera da morada. Lá fiz a denuncia à ANACOM e que meses mais tarde foram obrigados a devolver a ultima prestação e pagar as despesas telefonicas... Entretanto já tinha assinado e marcado instalação da vodafone em casa e sou bombardeado durante 7 dias pela NOS cerca de 3 vezes ao dia para me dissuadirem de prosseguir com a Vodafone. Recordo-me que a última vez que me ligaram, disse-lhes que já havia perdido o respeito por eles e que se me voltassem a ligar par ao telemovel iria apresentar nova queixa, pois foram de tal forma indolentes, perseguidores..

    Para rematar e já não tendo o assunto a ver com contrato de televisão+net da NOS, cerca de 1 mês mais tarde já depois de vir de um centro de reparação oficial Apple, tive que me dirigir a uma loja da NOS para pedir um orçamento de reparação do equipamento, após uma curta conversa e um escândalo de preço, agradeçi e voltei costas. NEste instante o tipo da loja pergunta qual o operador de tv, disse: Vodafone e o tipo responde: Daqui a 24 meses falamos(com uma cara de parvo). Acho que nunca mais entrei num espaço da NOS, tenho desligado na cara todas as chamadas provenientes de tal operador e não estou interessado em saber. Felizmente continuo um feliz cliente da vodafone TV+NET

    ResponderEliminar
  3. Enquanto não aplicarem multas de 1 milhão para cima, eles vão continuar a brincar com os clientes.

    Como em Portugal estas entidades têm medo de aplicar multas maiores devido a represálias, ao contrário de outros paises, as coisas estão como estão.

    Não adianta ir para os portais fazerem queixas, redes sociais, etc. Isso não leva a nada. Eles não se importam de perder 5 ou 10 clientes num dia ou nem perdem tempo a ler os testamentos que os clientes escrevem a queixarem-se.
    Não é 40e que eles perdem de um cliente que deixam de faturar o que faturam.

    As grandes mossas são feitas com multas justas não de trocos como esses 20mil euros.

    ResponderEliminar
  4. Adianta fazer queixa sim sr. Façam queixa nos meios próprios, livro de reclamação , para empresa, anacom, foruns etc. As vezes que forem necessárias, e se vos derem respostas "standard" que nem serve de resposta a vossa reclamação. .. façam outra. Pensem nisto .. estas empresas só atuam desta forma porque o portugues não reclama, principalmente nos meios proprios, e dessa forma sem registos quanfo sao multados... pagam um nicho dos casos reais e nao enfrentam o mar de reclamações q deviam. Eu consegui sempre resolver os meus problemas com eles desta forma, pode demorar 3 ou 4 meses, e ter de reclamar 5 ou 10 ou 30 vezes no livro ate obter resposta ( quase ritual da ida ao shopping) "vou so ali 2 min reclamar e vou ter contigo ao continente".. e dou nota 2 ao serviço ( nunca dem nota 1 ou 0 ) porque podem alegar que era tentativa de escrever o 10. E nos foruns cria impacto negativo na marca. Cliente têm sempre razão ou então esta mal informado... principalmente quanfo paga por mes 40, 60 ou 80 euros mês por serviço com fidelização

    ResponderEliminar
  5. A ANACOM é uma entidade gerida e composta por membros das operadoras de telecom nacionais. Está tudo dito.

    ResponderEliminar