2017/02/05

Ping quer ser o mais pequeno e durável localizador GPS do mercado


Procuram algo que permita localizar animais, pessoas ou objectos em praticamente qualquer ponto do mundo? O Ping é um localizador GPS que não deixa de apregoar inúmeras vantagens face aos concorrentes.

Trackers bluetooth são algo que já se pode considerar relativamente comum, mas têm o inconveniente de funcionarem apenas num raio relativamente reduzido. Se quiserem algo que permita localizar algo a quilómetros (ou milhares de quilómetros) de distância, precisam de algo com muito maior alcance. O Ping é um localizador de tamanho compacto que para além de usar Bluetooth também tem GPS e comunicação GSM.

Com isto, torna-se possível localizar a sua posição onde quer que esteja, sem estar limitado ao alcance do Bluetooth (que continua a poder ser usado para ajudar na localização assim que estivermos mais perto dele); ou ficar dependente de que alguém com um smartphone e com uma app específica passe perto dele.

Ora, a questão nestes projectos de crowdfunding é que é preciso ter muito cuidado com as promessas exageradas. Se por um lado não há que duvidar deste Ping ser tecnicamente possível - afinal, há muito que temos trackers GPS com GSM de tamanho reduzido - o que custa mais a acreditar é o facto deste Ping anunciar uma autonomia para 3 meses de funcionamento. Mesmo considerando que só active o GPS quando recebe um pedido via SMS, ter algo que consiga estar ligado em standby à rede GSM por 3 meses num tamanho tão reduzido parece-me ser bastante duvidoso (a não ser que usem um qualquer sistema que apenas ligue à rede a cada X minutos, mas depois ficando dependente do delay para o reenvio do SMS.)

Para além disso, o preço de $99 será também pouco atractivo... considerando que temos trackers GPS+GSM pouco maiores, por apenas 11 euros!

1 comentário: