2017/02/16

The Weather Company e IBM apostam nas redes mesh para enviar alertas mesmo sem internet


A app do The Weather Channel vai passar a mostrar alertas mesmo quando não se tem acesso à internet, criando uma rede mesh entre os smartphones, com a ajuda da IBM.

Hoje em dia são cada vez mais as apps e serviços que funcionam com base num pressuposto fundamental: de que se tem acesso à internet. Infelizmente, em caso de desastres graves, quando mais se precisaria dessa capacidade de comunicação, é quando é mais provável que a rede de comunicações esteja inoperacional.

Foi isso que levou o The Weather Channel a procurar uma forma alternativa de fazer chegar os alertas de tempo ao maior número de pessoas, mesmo quando não existe internet, recorrendo a uma rede mesh que permite distribuir as mensagens directamente entre os smartphones.

Esta não é, de longe a primeira app a fazê-lo (já em 2014 se tinha a app FireChat, que permite comunicar com quem estiver por perto, sem internet ou dados móveis), mas é bom ver mais uma empresa a relembrar-nos de que a internet poderá nem sempre estar tão acessível quanto se pensa - e especialmente nas alturas que dela mais precisaríamos.

... Por outro lado, claro que a The Weather Company também já vai piscando os olhos a que este sistema permita criar uma rede Mesh global entre os seus milhões de utilizadores, que no futuro venha a permitir uma gama bastante mais ampliada de serviços.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)