2017/03/01

Brinquedos ligados à cloud puseram em risco gravações de pais e crianças

A ideia de ter um urso de peluche através do qual pais e filhos podem comunicar pode parecer bastante interessante... mas não se isso estiver a ser feito por uma empresa que nem sequer se preocupa em garantir a mínima segurança desses dados, deixando-os expostos a todos na internet.

Os bonecos da CloudPets parecem ter conquistado mais de meio milhão de clientes, mas não admira que a empresa por trás deste produto esteja a caminho da falência. Afinal, trata-se de uma empresa que há meses tem ignorado todos os avisos de que os dados dos seus clientes estão publicamente expostos na internet, e que até mesmo as gravações privadas entre pais e crianças estão em risco.

Risco que não é apenas teórico, ao longo dos últimos meses surgiram vários atacantes a eliminar as bases de dados e a pedir resgate; sendo que a empresa nem por uma vez informou os seus clientes destas graves falhas de segurança. Para os clientes da CloudPets, tudo continuaria a funcionar dentro da "normalidade" (tirando algumas mensagens perdidas no processo de reposição de backups, caso os tenham), não fosse o caso ter vindo agora a público.

... Mesmo correndo o risco de parecer um pouco retrógrado, talvez neste tipo de brinquedos seja melhor optar pelas coisas "à moda antiga", e que não fiquem dependentes da cloud para funcionarem. Porque de resto, parece que é sempre inevitável: tudo o que fica na internet está em risco, e podemos assumir que é apenas uma questão de tempo até que algo ou alguém lhes consiga aceder.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)