2017/03/09

Google já reconhece objectos em vídeos


A Google já nos demonstrou que consegue fazer coisas incríveis a nível de reconhecer coisas em fotos, e agora também tem um serviço que aplica o mesmo conceito ao vídeo.

Uma pesquisa por coisas no Google Photo depressa revelará o tipo de coisas que a Google consegue reconhecer das nossas fotos, permitindo pesquisar por coisas como cães, flores, automóveis, etc.; e num futuro não muito distante será possível fazer precisamente o mesmo, também para os vídeos.

A Google está a disponibilizar o serviço Video Intelligence API, que aplica o mesmo tipo de reconhecimento aos vídeos. Logo numa primeira fase, temos as óbvias vantagens a nível de pesquisa, possibilitando que se procurem por "vídeos com um por-do-sol", ou qualquer outra coisa. Mas, se levarmos a ideia um pouco mais longe, este sistema quase começa a conseguir criar um resumo automático do que se passa num filme, o que permitiria fazer verdadeiras sinopses automatizadas de filmes, que facilitariam dar com ele com base em pesquisas de texto.


Não se admirem se daqui por algum tempo puderem fazer pesquisas no YouTube por "vídeo onde um rapaz cai à água depois de um avião ter chocado contra uma montanha, e onde também aparece um macaco a saltar".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)