2017/03/21

Google Maps ganha opção para lembrar onde se estacionou


Se se esquecem com frequência de onde estacionaram o carro, o mais recente Google Maps poderá dar uma ajuda com um novo sistema de lembrete de onde estacionaram.

Importa lembrar que o Google Maps já conta com um sistema que tenta determinar o sítio em que estacionaram de forma automática (e que na minha utilização, costuma ser bastante fiável); no entanto, se são daquelas pessoas para quem esse sistema automático não tem funcionado bem, têm agora uma nova opção.

Quando carregarem no ponto azul que marca a nossa localização, verão surgir um menu com vários opções, incluindo a opção de marcar o local de estacionamento. Esse local ficará marcado no mapa com um "P", mas as coisas não se ficam por aí...


Sabendo que nem sempre uma posição num mapa 2D é suficiente para nos levar até ao nosso veículo (por exemplo, numa garagem com vários pisos), o sistema permite-nos introduzir informação adicional em texto, adicionar fotos que auxiliem a sua localização, e até definir um tempo de expiração para o estacionamento.

Não me parece difícil imaginar que o passo seguinte seja disponibilizar uma API de integração com serviços de estacionamento e permitir o pagamento do mesmo directamente a partir do Google Maps....

7 comentários:

  1. Quem se esquece onde parou o carro, muito provavelmente também se vai esquecer de usar isto. ;)

    ResponderEliminar
  2. Isto de carros e esquecimentos é lixado. Conheci um tipo que fechou a porta do carro quando ainda tinha a perna de fora e partiu-a :)
    Bem sei que vão dizer que é impossível.
    Mas uma coisa é certa - quando se está a chegar ao destino ou a pegar no carro a cabeça pode estar bem longe.

    ResponderEliminar
  3. O iphone faz isto de forma automática há muito, e já por 2 ou 3 ocasioes me deu jeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Google Maps também faz há muito. Este é um novo modo "manual" que permite adicionar mais detalhes.
      (No iPhone penso que está dependente da ligação bluetooth com o carro - penso - mas que é uma excelente forma de o fazer, é. :)

      Eliminar
    2. +1 e funciona em parques fechados, com localização mesmo a questões de 1 metro ou 2...

      Eliminar

[pub]