2017/03/23

LibreTaxi quer ser a plataforma open-source alternativa à Uber


Numa altura em que a Uber tem recebido duras críticas quanto às suas políticas de funcionamento interno, eis que surge uma plataforma open-source que se quer assumir como alternativa: o LibreTaxi.

O LibreTaxi é open-source e, como faz questão de referir, permite que qualquer pessoa possa ser um condutor do serviço "em menos de um minuto". Por outro lado, também não esconde que, embora o seu propósito seja idêntico ao da Uber, a sua forma de funcionamento é bem diferente e que se destina, principalmente, a ligar clientes e motoristas que já se conheçam.

Existe ainda outro pormenor que exemplifica desde logo a diferença entre ambos. Enquanto na Uber uma das grandes vantagens é não termos que nos preocupar com troca de dinheiro, no LibreTaxi todos os pagamentos têm obrigatoriamente que ser feitos em dinheiro, pois a plataforma não disponibiliza nem trata de nada relacionado com os pagamentos - para além de indicar que a discussão e acerto do preço deverá ser feito antes de se finalizar o pedido.


As intenções do projecto, que nesta altura é basicamente um projecto de uma só pessoa, podem ser boas, mas é fácil imaginar que as coisas rapidamente se possam complicar. A facilidade com que qualquer pessoa pode ser motorista significa que, caso o serviço ganhe popularidade, esses clientes se possam tornar vítimas de ladrões que eles próprios chamam a pensar que irão ser transportados (e uma vez que o pagamento é em dinheiro, os ladrões sabem que podem contar com ele.) Tudo isso e muitas outras coisas problemáticas do mundo real podem manchar aquela que seria uma boa ideia.

Ainda assim, espero que o projecto possa crescer e encontrar forma de lidar com todas as dificuldades que forem surgindo, pois sem dúvida que todos teriam a beneficiar com uma plataforma aberta de transportes que derrubasse as barreiras quanto a ser "deste" ou "daquele" serviço...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)