2017/03/11

UK Trading Standards diz que streaming não é ilegal


No Reino Unido tem-se assistido a uma feroz batalha contra a pirataria e dos downloads ilegais (e até os media players pré-configurados com Kodi) mas agora o UK Trading Standards vem dizer que ver conteúdos em streaming não é ilegal.

A complexidade das leis de protecção dos direitos de autor tem coisas curiosas, e com tanta perseguição aos downloads, os streams parecem ter passado despercebidos e agora passam a ser algo que não está contemplado e que até esta entidade do Trading Standards considera ser legal "desde que os utilizadores não descarreguem os conteúdos".

Ver conteúdos via streaming em vez do habitual processo de download tem-se tornado na forma preferencial de muitos utilizadores verem os conteúdos que desejam, e o processo tem sido facilitado por inúmeros add-ons para o Kodi, que fazem com que todo o processo seja tão simples quanto pesquisar pelo que se quer ver e se clique num botão, sem terem que se preocupar com mais nada.

Claro que este panorama não deverá continuar a ser uma excepção durante muito tempo - ainda para mais considerando a forte ofensiva que tem havido no Reino Unido a propósito dos streams de jogos de futebol - pelo que o mais certo é que a curto prazo o streaming seja adicionado à lista dos "alvos a abater". Até lá, os britânicos podem ir dando uso ao streaming... e ficarem de consciência completamente tranquila por não estarem a cometer nenhuma ilegalidade.

1 comentário:

  1. É uma questão simples: o conteúdo tem algum tipo de cobrança para ser visto ou descarregado? Se a resposta for positiva então visualizar sem pagar também é ilegal. Se eu for a um cinema e entrar à socapa sem pagar e apenas visualizar um filme (sem gravar um ficheiro ou levar o HD de projeção) então não é ilegal?

    ResponderEliminar