2017/04/23

Avião eléctrico Lilium faz o primeiro voo


Já se passou quase um ano desde que primeiro falamos do Lilium, um pequeno avião eléctrico pessoal que se quer assumir como "carro voador", e agora vemos que não se tratava de vaporware e que já há mesmo um modelo real a voar pelos céus.

Ainda estaremos longe de termos cidades repletas de carros voadores a cruzar os céus, como antecipado por muitos filmes de ficção científica, mas isso em nada retira o mérito à Lilium Aviation por ter tornado realidade a sua ideia de um avião compacto para duas pessoas, completamente eléctrico, e com capacidade para descolar e aterrar na vertical. Sendo esta última capacidade indispensável para poder tornar-se no sistema de transporte revolucionário (ao contrário de qualquer avião pessoal que obrigasse a utilizar uma pista para aterrar e descolar).

Por motivos de segurança este primeiro voo, com descolagem na vertical e transição para voo horizontal, foi feito via controlo remoto, mas os responsáveis dizem que o primeiro voo tripulado está para breve. O Lilium é anunciado como tendo uma autonomia para 300km e velocidade máxima de 300km/h, com 36 motores individuais espalhados ao longo das asas que lhe dão um aspecto pouco convencional.

A ideia é, no futuro, tornar estes Liliuns tão simples de operar como chamar um Uber, sendo que em vez de viajarmos por terra viajaremos pelo ar. (Fica apenas a faltar a questão de ser essencial um sistema de controlo do tráfego aéreo capaz de gerir tudo isto... mas por agora limitemos-nos a sonhar por estarmos cada vez mais perto do futuro dos "carros voadores"! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)