2017/04/17

Cabo 2-em-1 encaixa em fichas lightning e micro-USB


Se usam iPhones e Android e estão fartos de carregar dois cabos ou um adaptador para poderem recarregá-los, eis que este cabo da Baseus poderá ser a solução, pois tem uma ficha que encaixa em ambas as fichas sem necessidade de adaptadores.

A ideia parece boa demais para ser verdade, mas supostamente parece que funciona. Este cabo da Baseus vem com uma ficha USB standard de um lado, e uma ficha especial que tanto encaixa numa porta lightning de um iPhone como numa porta micro-USB de um smartphone Android.

As minhas "reticências" devem-se apenas ao facto do sistema não ser descrito em detalhe, e de nuns lados insinuar que este cabo permitirá fazer a sincronização e transferência de dados, enquanto noutros lados parece dizer que o cabo servirá apenas para efeitos de carregamento e não para transferência de dados - o que me parece ser o mais provável.

Outro aspecto que levanta algumas dúvidas, é que não se tratando de um cabo certificado/aprovado pelo programa de acessórios da Apple - pelo menos, não surge essa referência em lado nenhum - o mesmo se arrisca a poder deixar de funcionar nos iPhones com uma simples actualização da Apple (como já aconteceu no passado com outros cabos, e que deixaram de funcionar, nem sequer para efeitos de carregamento).

Fica a dica para quem valorizar usar apenas um cabo... mas infelizmente a opção mais segura parece-me ser continuar a carregar dois cabos ou um mais adaptador.

2 comentários:

  1. Não uso Android, mas uso uma mini-coluna (Bose, pois então) e uns earphones bluetooth (Xiaomi) que carregam por mini-USB.

    Por isso, cabo que é USB-A de um lado e terminais encaixados micro-USB e lightning, tenho. A diferença no cabo do post é se separa a "ponta" e vira-se.

    Nós novos Samsung vai ser preciso encaixar de um lado o micro-USB e USB-C

    ResponderEliminar
  2. Eu comprei este cá para casa POFAN 8 Pin Micro USB Data Sync Charging Cable http://www.gearbest.com/iphone-cables-adapters/pp_461958.html, não testei o sincronismo, mas pelo preço mesmo que só carregue foi uma boa compra, não enrola.. Funciona muito melhor para iPhone do que Android, para Android dá para "safar", isto é, ele carrega mas tem se muita dificuldade para saber se ele está na posição correcta..

    ResponderEliminar