2017/04/03

Hackers atacaram centenas de canais YouTube da rede Omnia Media


Nem todos puderam rir no dia das mentiras, com centenas de canais de YouTube associados à rede Omnia Media a terem sido hackados e verem os títulos e descrições dos seus (milhares de) vídeos substituídos por "OurMine Are Back!".

Embora inicialmente se pensasse que tudo não passava de uma brincadeia de 1 de Abril, alguns dos responsáveis por estes canais depressa vieram dizer que não era o caso, e que a "brincadeia" era altamente prejudicial ao impedir que os fãs dessem com os vídeos que pretendiam ver.

Também se pensou por momentos que o ataque pudesse ter sido feito directamente ao YouTube, em cujo caso isto assumiria proporções catastróficas; mas afinal a vulnerabilidade teve origem noutro ponto: a rede Omnia Media que tinha acesso de gestão aos canais que foram afectados. Os hackers terão conseguido entrar nos sistemas da Omnia Media, e a partir daí fazer as alterações em cerca de 300 canais, alguns dos quais com vários milhões de subscritores.

Agora, atiram-se as culpas para a falta de um sistema que detectasse um número excessivo de alterações de títulos e descrições de vídeos, mas o YouTube diz estar a repor os dados correctos a partir dos backups. Seja como for, neste momento ainda surgem cerca de 130 mil resultados caso se pesquise por "OurMine are Back" no YouTube... o que já demonstra a escala que isto teve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)