2017/04/10

Novo ransomware exige que vítimas joguem um shoot'em-up


Ninguém gostará de ver os seus documentos encriptados por ransomware, mas no caso deste "rensenware" temos uma diferença: em vez de exigir dinheiro, é exigido que a vítima obtenha uma determinada pontuação num jogo.

As vítimas deste ransomware que estiverem a respirar de alívio por não terem que pagar dinheiro, poderão querer refrear as suas expectativas. É que para recuperarem o acesso aos seus ficheiros terão que obter uma pontuação de 0.2 mil milhões no jogo TH12 ~ Undefined Fantastic Object, no modo "lunático".

Este é um jogo shoot'em up, mas é daqueles que os japoneses tanto adoram, em que todo o ecrã está quase continuamente repleto de balas a voar em todas as direcções e é preciso ter uma capacidade de memorização e coordenação de alto-nível para saber quais os poucos locais seguros em que se deverá estar a cada instante do jogo.


Este rensenware foi feito como brincadeira, mas o seu criador rapidamente descobriu que seria uma brincadeira sem piada nenhuma para quem ficasse infectado com isto, pelo que já veio pedir desculpa e já foi lançado um programa que permite simular a pontuação final para desbloquear o acesso aos ficheiros.

Se a moda pega... em breve veremos surgir inúmeras variantes de ransomware que em vez de dinheiro irão pedir coisas cada vez mais obtusas para que as vítimas recuperam o acesso aos seus ficheiros encriptados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)