2017/05/15

Amazon Echo Show vai ter a câmara continuamente activa


A principal particularidade do novo Echo Show da Amazon é ter um ecrã, mas há um pequeno detalhe que poderá preocupar alguns potenciais clientes: a sua câmara estará continuamente activa para detectar movimento.

As preocupações com a nossa privacidade aplicam-se a tudo o que metemos dentro de nossas casas, mas obviamente que obrigam a cuidados especiais quando se tratam de equipamentos equipados com câmaras. Depois do Echo ter dado "ouvidos" à Alexa, as preocupações voltam a surgir com a informação de que o novo Echo Show terá uma câmara que estará sempre activa para poder detectar quando um utilizador se aproxima.

A Amazon assegura que todo o processamento das imagens é feito localmente e que as mesmas não são enviadas para nenhum lado (com excepção de quando se está a fazer uma videochamada, logicamente); mas importa referir que estas preocupações têm mesmo razões para existir, pois já tivemos casos em que as autoridades pediram o acesso às gravações de um Echo para tentarem "ouvir" o que se teria passado na cena de um crime. Com um Echo Show, tais gravações, em vídeo, seriam seguramente muito mais apetecíveis (caso estivessem a ser guardadas algures).

Para quem não quiser arriscar, nada como usar a solução mais eficaz de colocar algo a tapar fisicamente a câmara. Claro que nesse caso deixam de o poder activar automaticamente assim que se aproximam, mas poderão sentir-se mais confortáveis ao passear à frente dele em trajes menores... ou mesmo sem trajes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)