2017/05/17

AMD Threadripper chega este Verão com 16-cores (32-threads)


Os mais recentes CPUs Ryzen da AMD têm apostado na "quantidade" de cores para baterem a superioridade dos Intel (e já o fazem, para esse tipo de processamento), e o próximo Threadripper que terá 16-cores e podendo executar até 32 threads em simultâneo promete ampliar ainda mais essa vantagem.

Longe vão os tempos em que tínhamos um CPU com um único núcleo a esforçar-se por executar múltiplas tarefas em simultâneo. Actualmente, CPUs quad-core tornaram-se comuns, permitindo quadruplicar o desempenho (ou mais) face a um CPU idêntico single-core. O único problema é que nem todo o tipo de tarefas é adequado para tirar partido de mais que um núcleo de processamento... pelo que, em utilização "normal", a diferença por vezes não se faze sentir. Mas nos casos em que se quiser processamento que possa facilmente ser distribuído por múltiplos cores...

O novo AMD Threadripper chegará com até 16-cores e 32-threads, apontando automaticamente para o topo da tabela dos mais potentes CPUs destinados aos desktops. É um CPU que pretende antecipar-se e aumentar a pressão sobre um eventual Core i9 da intel com 12-cores que se espera que a Intel venha a apresentar em breve como parte da sua plataforma X99 HEDT (high-end desktop) - actualmente, o CPU topo-de-gama da Intel para o público é o Core i7-6950X Extreme Edition, com 10-cores, e custa mais de 1700$.

Espera-se que a proposta da AMD, embora com mais "cores", possa vir a ter um preço bastante mais simpático (relativamente falando), na ordem dos $1000; e para quem se dedicar a tarefas como a produção de vídeo, e outras que consigam tirar partido do maior número possível de "cores".. será sem dúvida o melhor CPU que poderá escolher.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)